Pesquisar no site

Contato

Mbilicinea

Avenida José Vilela da Costa, 885 - Ilicinea-MG

(35) 8404-0022

mbilicinea@gmail.com

Crise de Liderança

11/09/2012 11:16
A crise na liderança fica evidenciada claramente no texto de 1 Sm 8. 1-3:

"Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel. O primogênito chamava-se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram a Justça. por isso todas as aut...
oridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel em Ramá. E disseram-lhe: tu estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolha agora um rei que nos lidere"

Os filhos de Samuel não aprenderam com o bom exemplo do pai. Filhos de bons líderes nem sempre alcançam a excelência da liderança. Em vez de se inclinarem para fazer a vontade de Deus "se inclinaram à avareza.

O atual modelo de governo para o povo de Israel, não funcionava mais. Vale aqui destacar, que nem sempre a mudança do modelo é a solução para as crises na liderança. Em muitos casos, é nas pessoas que lideram, e não no modelo de governo onde reside o problema. É preciso bastante cautela e buscar a direção de Deus na hora de tão importante decisão. o povo então pede mudança, um rei para mudar aquele quadro, entendendo que de alguma forma isto fortaleceria o status e promoveria certa segurança nacional (1 Sm 8.1-22). Conforme as exigências do povo Saul é escolhido (1 Sm 9.1-27).

A postura, as atitudes, as decisões e os comportamentos de Saul sinalizam um líder instável e em crise. Neste ponto da Lição Bíblica é interessante comparar a crise de liderança de Saul com a atual e dura realidade na vida de alguns líderes, o reinado de Saul transcorria bem, porém entrou em decadência ao cometer três pecados diante de Deus, sendo que o último deles foi total abominação, que por conseqüência, levou-o à morte depois de Deus haver se afastado dele, destacarei aqui apenas dois dos três erros de Saul:

O primeiro pecado de Saul foi se arvorar como Sacerdote sobre Israel, usurpando temporariamente o cargo de Samuel ( quiz ser o que não podia ). I Samuel 13:8-14.

Outro pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava desesperado, perdeu o equilibrio se é que ainda o tinha e cometeu a coisa mais horrenda pela qual Deus abominava veementemente. I Samuel 28:11-20.

Líderes em constante e aguda crise não se sustentam por muito tempo (a não ser em regimes absolutistas e ditatoriais). Muitos que hoje se mantém nos cargos, mas, já perderam a liderança. Deixaram de ser seguidos e passaram a ser temidos, deixaram de ser amados para serem odiados, deixaram de ser aceitos e foram rejeitados.

São nestes momentos e condições que Deus interfere soberanamente na história, destituindo e estabelecendo lideranças, promovendo um novo líder para substituir aquele cuja disposição do coração em muito se afastou do Senhor, da sua vontade, da sua Palavra.

Saul teve tudo para ser uma bênção nas mãos de Deus. Mas, precipitou-se no abismo de seu egoísmo sendo um lider egocêntrico.

Podemos ver então diante das escrituras que Deus deu o lider que o povo de Israel queria, contra a sua vontade (samuel 8:6.9), porém foram tempos de desobediência de erros e de mazelas, tendo como consequencia a reprovação e rejeição de Deus por Saul (1 Sm 13.14; 15.26-28) e DAVI levantado como o novo líder da nação (1 Sm 16).

O lider de uma nação precisa estar debaixo da potente mão de DEUS.

Soli Deo Gloria